Case de sucesso

CSP Tech e Ipiranga:

Melhoria contínua, agilidade e maior capacidade de adaptação

Conforme o crescimento da Ipiranga ao longo dos anos, novos desafios surgiram, exigindo uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez maiores e mais diversificadas, além da aquisição de novas empresas.

CSP Tech e Ipiranga:

Melhoria contínua, agilidade e maior capacidade de adaptação

Conforme o crescimento da Ipiranga ao longo dos anos, novos desafios surgiram, exigindo uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez maiores e mais diversificadas, além da aquisição de novas empresas.


Desafios e Transformações:

Uma parceria Ipiranga e CSP Tech

Entendendo o setor de TI como o principal responsável pelo suporte à evolução dos negócios, balancear demandas de novos projetos com a sustentação da operação passa a ser o ponto mais crítico. E não é qualquer consultoria que tem uma metodologia de processos capaz de atender às particularidades de uma organização tão robusta como a gigante brasileira do setor de óleo e gás.


Neste página, redigida a partir de entrevista presencial com a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, descubra como foi a implementação de melhorias significativas nos serviços de TI da rede com a ajuda da CSP Tech. Confira!


Uma pessoa está abastecendo um carro prateado

Desafios enfrentados pela Ipiranga

A Ipiranga sempre foi uma empresa preocupada em estar à frente de seu tempo.

Devido a isso, conseguiu crescer e se firmar no mercado brasileiro. Esse crescimento trouxe consigo os desafios de gerenciar demandas maiores e diversificadas, além das aquisições de outras empresas.


De acordo com a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades que a Ipiranga enfrentava quando deu início à parceria com a CSP Tech eram:


  • Adaptar os processos à mudança recente na estrutura organizacional;
  • Ganhar agilidade no atendimento demandas internas;
  • Ganhar produtividade ao estabilizar as demandas de projeto e de sustentação;
  • Estabelecer um padrão de acionamento do setor sem causar grandes impactos no cotidiano das empresas incorporadas ao grupo;
  • Entender as diferentes demandas de cada setor e encontrar um ponto de equilíbrio;
  • Garantir mais efetividade ao sistema de Business Intelligence (BI).

Desafios enfrentados pela Ipiranga

A Ipiranga sempre foi uma empresa à frente de seu tempo. Devido a isso, conseguiu crescer e se firmar no mercado brasileiro. Esse crescimento trouxe os desafios de gerenciar demandas maiores e diversificadas, além das aquisições de outras empresas.


De acordo com a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades que a Ipiranga enfrentava quando deu início à parceria com a CSP Tech eram:


  • Adaptar os processos à mudança recente na estrutura organizacional;
  • Ganhar agilidade no atendimento de demandas internas;
  • Ganhar produtividade ao estabilizar as demandas de projeto e de sustentação;
  • Estabelecer um padrão de acionamento do setor sem causar grandes impactos no cotidiano das empresas incorporadas ao grupo;
  • Entender as diferentes demandas de cada setor e encontrar um ponto de equilíbrio;
  • Garantir mais efetividade ao sistema de Business Intelligence (BI).
Uma pessoa está abastecendo um carro prateado

Como foi estabelecida a parceria entre a Ipiranga e a CSP Tech?

A ex-CIO da Ipiranga conta que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse verdadeiramente parceira da empresa. Ela precisava contar com uma empresa que entenderia a multiplicidade do escopo e atuaria em conjunto para encontrar as melhores soluções.


Portanto, foi preciso delimitar o escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois pontos abaixo se destacaram nessa decisão.

Como foi estabelecida a parceria entre a Ipiranga e a CSP Tech?

A ex-CIO da Ipiranga conta que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse verdadeiramente parceira da empresa. Ela precisava contar com uma empresa que entenderia a multiplicidade do escopo e atuaria em conjunto para encontrar as melhores soluções.


Portanto, foi preciso delimitar o escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois pontos abaixo se destacaram nessa decisão.

Um círculo verde com uma seta preta nele

Foco da consultoria

A estratégia adotada foi de focar em um serviço de cada vez. Por mais que diversas frentes precisassem de apoio, a segmentação da atuação da consultoria foi fundamental para a exploração máxima das possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.

Um ícone verde de um distintivo com o rosto de uma pessoa.

Particularidades do dia-a-dia

A Ipiranga como uma rede muito grande, tem uma estrutura bastante robusta e diversificada. Sendo assim, cada empresa do grupo tem demandas específicas e processos distintos. Portanto, foi necessário entender os diferentes perfis e realizar modificações nos desenhos das soluções a fim de atender cada um da forma mais unificada possível.

Um círculo verde com uma seta preta nele

Foco da consultoria

A estratégia adotada foi de focar em um serviço de cada vez. Por mais que diversas frentes precisassem de apoio, a segmentação da atuação da consultoria foi fundamental para a exploração máxima das possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.

Um ícone verde de um distintivo com o rosto de uma pessoa.

Particularidades do dia-a-dia

A Ipiranga tem uma estrutura bastante robusta e diversificada. Sendo assim, cada empresa do grupo tem demandas específicas e processos distintos. Logo, foi necessário entender os cada perfil e realizar modificações nos desenhos das soluções a fim de atender cada um da forma mais unificada possível.

Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?

Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.


Um balão de fala verde com uma cruz dentro dele.

Equilíbrio entre projetos e sustentação

Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.

Um ponto de exclamação verde dentro de uma estrela verde.

Padronização de processos

O acionamento dos profissionais do setor de TI ganhou uma padronização que permite um gerenciamento melhor das demandas, principalmente do ponto de vista da macro gestão. O uso de metodologias ITIL, a documentação como parte da rotina, o aprendizado constante e mais aprofundado por parte dos profissionais tornou o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.

Um ícone verde de um cabide com uma cruz.

Agilidade na tomada de decisão

De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas promoveu ganhos expressivos na velocidade de resolução de problemas. Ao prestar um serviço híbrido, com atendimento local e remoto, a CSP Tech ajudou a encontrar um ponto de equilíbrio, que se ajusta inclusive à variação do volume de atendimentos.


Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?

Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.


Um balão de fala verde com uma cruz dentro dele.

Equilíbrio entre projetos e sustentação

Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.

Um ponto de exclamação verde dentro de uma estrela verde.

Padronização de processos

O acionamento dos profissionais do setor de TI ganhou uma padronização que permite um gerenciamento melhor das demandas, principalmente do ponto de vista da macro gestão. O uso de metodologias ITIL, a documentação como parte da rotina, o aprendizado constante e mais aprofundado por parte dos profissionais tornou o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.

Um ícone verde de um cabide com uma cruz.

Agilidade na tomada de decisão

De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas promoveu ganhos expressivos na velocidade de resolução de problemas. Ao prestar um serviço híbrido, com atendimento local e remoto, a CSP Tech ajudou a encontrar um ponto de equilíbrio, que se ajusta inclusive à variação do volume de atendimentos.


O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?

O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?

Um desenho do número 56 em um fundo branco.

“Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.

Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo algo negativo.

Portanto, é imprescindível que tanto a empresa contratante quanto à consultoria contratada se beneficiem da situação. Basta trabalharem em conjunto!”

- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo

Um desenho de um par de óculos sobre um fundo branco.
Um desenho do número 56 em um fundo branco.

“Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.

Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo algo negativo.

Portanto, é imprescindível que tanto a empresa contratante quanto à consultoria contratada se beneficiem da situação. Basta trabalharem em conjunto!”

- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo

Um desenho de um par de óculos sobre um fundo branco.

Ela também citou diferenciais relevantes como:


  • Respeito às características de diversidade da empresa;
  • Análise individualizada de cenários na definição dos processos;
  • Visão ampla dos impactos nos demais envolvidos, buscando minimizá-los;
  • Busca pela melhoria constante;
  • Escuta ativa e grande disposição em ajudar.


Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!


Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será a parceira ideal para o seu negócio são os conhecimentos técnicos, capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo: manter sempre uma relação próxima.

Ela também citou diferenciais relevantes como:


  • Respeito às características de diversidade da empresa;
  • Análise individualizada de cenários na definição dos processos;
  • Visão ampla dos impactos nos demais envolvidos, buscando minimizá-los;
  • Busca pela melhoria constante;
  • Escuta ativa e grande disposição em ajudar.


Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!


Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será a parceira ideal para o seu negócio são os conhecimentos técnicos, capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo: manter sempre uma relação próxima.

Share by: