Conforme o crescimento da Ipiranga ao longo dos anos, novos desafios surgiram, exigindo uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez maiores e mais diversificadas, além da aquisição de novas empresas.
Conforme o crescimento da Ipiranga ao longo dos anos, novos desafios surgiram, exigindo uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez maiores e mais diversificadas, além da aquisição de novas empresas.
Entendendo o setor de TI como o principal responsável pelo suporte à evolução dos negócios, balancear demandas de novos projetos com a sustentação da operação passa a ser o ponto mais crítico. E não é qualquer consultoria que tem uma metodologia de processos capaz de atender às particularidades de uma organização tão robusta como a gigante brasileira do setor de óleo e gás.
Neste página, redigida a partir de entrevista presencial com a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, descubra como foi a implementação de melhorias significativas nos serviços de TI da rede com a ajuda da CSP Tech. Confira!
A Ipiranga sempre foi uma empresa preocupada em estar à frente de seu tempo.
Devido a isso, conseguiu crescer e se firmar no mercado brasileiro. Esse crescimento trouxe consigo os desafios de gerenciar demandas maiores e diversificadas, além das aquisições de outras empresas.
De acordo com a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades que a Ipiranga enfrentava quando deu início à parceria com a CSP Tech eram:
A Ipiranga sempre foi uma empresa à frente de seu tempo. Devido a isso, conseguiu crescer e se firmar no mercado brasileiro. Esse crescimento trouxe os desafios de gerenciar demandas maiores e diversificadas, além das aquisições de outras empresas.
De acordo com a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades que a Ipiranga enfrentava quando deu início à parceria com a CSP Tech eram:
A ex-CIO da Ipiranga conta que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse verdadeiramente parceira da empresa. Ela precisava contar com uma empresa que entenderia a multiplicidade do escopo e atuaria em conjunto para encontrar as melhores soluções.
Portanto, foi preciso delimitar o escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois pontos abaixo se destacaram nessa decisão.
A ex-CIO da Ipiranga conta que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse verdadeiramente parceira da empresa. Ela precisava contar com uma empresa que entenderia a multiplicidade do escopo e atuaria em conjunto para encontrar as melhores soluções.
Portanto, foi preciso delimitar o escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois pontos abaixo se destacaram nessa decisão.
Foco da consultoria
A estratégia adotada foi de focar em um serviço de cada vez. Por mais que diversas frentes precisassem de apoio, a segmentação da atuação da consultoria foi fundamental para a exploração máxima das possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.
Particularidades do dia-a-dia
A Ipiranga como uma rede muito grande, tem uma estrutura bastante robusta e diversificada. Sendo assim, cada empresa do grupo tem demandas específicas e processos distintos. Portanto, foi necessário entender os diferentes perfis e realizar modificações nos desenhos das soluções a fim de atender cada um da forma mais unificada possível.
Foco da consultoria
A estratégia adotada foi de focar em um serviço de cada vez. Por mais que diversas frentes precisassem de apoio, a segmentação da atuação da consultoria foi fundamental para a exploração máxima das possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.
Particularidades do dia-a-dia
A Ipiranga tem uma estrutura bastante robusta e diversificada. Sendo assim, cada empresa do grupo tem demandas específicas e processos distintos. Logo, foi necessário entender os cada perfil e realizar modificações nos desenhos das soluções a fim de atender cada um da forma mais unificada possível.
Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?
Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.
Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.
O acionamento dos profissionais do setor de TI ganhou uma padronização que permite um
gerenciamento melhor das demandas, principalmente do ponto de vista da macro gestão. O
uso de metodologias ITIL, a
documentação como parte da rotina, o
aprendizado constante e mais aprofundado por parte dos profissionais tornou o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.
De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas promoveu ganhos expressivos na
velocidade de resolução de problemas. Ao prestar um serviço híbrido, com atendimento local e remoto, a CSP Tech ajudou a encontrar um ponto de equilíbrio, que se ajusta inclusive à variação do volume de atendimentos.
Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?
Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.
Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.
O acionamento dos profissionais do setor de TI ganhou uma padronização que permite um
gerenciamento melhor das demandas, principalmente do ponto de vista da macro gestão. O
uso de metodologias ITIL, a
documentação como parte da rotina, o
aprendizado constante e mais aprofundado por parte dos profissionais tornou o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.
De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas promoveu ganhos expressivos na
velocidade de resolução de problemas. Ao prestar um serviço híbrido, com atendimento local e remoto, a CSP Tech ajudou a encontrar um ponto de equilíbrio, que se ajusta inclusive à variação do volume de atendimentos.
O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?
O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?
“Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.
Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo algo negativo.
Portanto, é imprescindível que tanto a empresa contratante quanto à consultoria contratada se beneficiem da situação. Basta trabalharem em conjunto!”
- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo
“Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.
Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo algo negativo.
Portanto, é imprescindível que tanto a empresa contratante quanto à consultoria contratada se beneficiem da situação. Basta trabalharem em conjunto!”
- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo
Ela também citou diferenciais relevantes como:
Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!
Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será
a parceira ideal para o seu negócio são os
conhecimentos técnicos,
capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo:
manter sempre uma relação próxima.
Ela também citou diferenciais relevantes como:
Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!
Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será
a parceira ideal para o seu negócio são os
conhecimentos técnicos,
capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo:
manter sempre uma relação próxima.
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