Case de sucesso

CSP Tech e Ipiranga:

Melhoria constante, agilidade e maior capacidade de adaptação

À medida que a Ipiranga foi crescendo ao longo dos anos, surgiram novos desafios que exigiram uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez mais amplas e diversificadas, além da necessidade de incorporar novas empresas.

CSP Tech e Ipiranga:

Melhoria constante, agilidade e maior capacidade de adaptação

À medida que a Ipiranga foi crescendo ao longo dos anos, surgiram novos desafios que exigiram uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez mais amplas e diversificadas, além da necessidade de incorporar novas empresas.


Desafios e Transformações:

Uma parceria Ipiranga e CSP Tech

Entendendo a TI como o principal responsável pelo suporte à evolução dos negócios, a Ipiranga viu o balanceamento entre novos projetos e a sustentação da operação como seu maior desafio. Para isso, precisava de uma consultoria com uma metodologia robusta que atendesse à complexidade de uma organização do porte da gigante brasileira de óleo e gás.


Nesta página, derivada de uma entrevista com a ex-CIO da Ipiranga, explore a implementação das melhorias nos serviços de TI da rede, com o auxílio da CSP Tech. Confira!


Uma pessoa está abastecendo um carro prateado

Desafios enfrentados pela Ipiranga

A Ipiranga sempre foi uma empresa inovadora, o que lhe permitiu crescer e se consolidar no mercado brasileiro. No entanto, esse crescimento trouxe o desafio de gerenciar demandas cada vez maiores e mais diversificadas, incluindo a aquisição de outras empresas.


Segundo a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades enfrentadas ao iniciar a parceria com a CSP Tech foram:


  • Adaptar processos à nova estrutura organizacional;
  • Aumentar a agilidade no atendimento de demandas internas;
  • Melhorar a produtividade estabilizando as demandas de projetos e sustentação;
  • Estabelecer um padrão de acionamento sem impactar o cotidiano das empresas adquiridas;
  • Compreender as demandas dos diferentes setores e encontrar equilíbrio;
  • Garantir maior efetividade no sistema de Business Intelligence (BI).

Desafios enfrentados pela Ipiranga

A Ipiranga sempre foi uma empresa inovadora, o que lhe permitiu crescer e se consolidar no mercado brasileiro. No entanto, esse crescimento trouxe o desafio de gerenciar demandas cada vez maiores e mais diversificadas, incluindo a aquisição de outras empresas.


Segundo a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades enfrentadas ao iniciar a parceria com a CSP Tech foram:


  • Adaptar processos à nova estrutura organizacional;
  • Aumentar a agilidade no atendimento de demandas internas;
  • Melhorar a produtividade estabilizando as demandas de projetos e sustentação;
  • Estabelecer um padrão de acionamento sem impactar o cotidiano das empresas adquiridas;
  • Compreender as demandas dos diferentes setores e encontrar equilíbrio;
  • Garantir maior efetividade no sistema de Business Intelligence (BI).
Uma pessoa está abastecendo um carro prateado

Como foi estabelecida a parceria entre a Ipiranga e a CSP Tech?

A ex-CIO da Ipiranga relata que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse uma verdadeira parceira da empresa. Ela necessitava de uma empresa que entendesse a complexidade do escopo e trabalhasse em conjunto para encontrar as melhores soluções.


Assim, foi necessário delimitar um escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois principais pontos que se destacaram nesta decisão foram:

Como foi estabelecida a parceria entre a Ipiranga e a CSP Tech?

A ex-CIO da Ipiranga relata que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse uma verdadeira parceira da empresa. Ela necessitava de uma empresa que entendesse a complexidade do escopo e trabalhasse em conjunto para encontrar as melhores soluções.


Assim, foi necessário delimitar um escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois principais pontos que se destacaram nesta decisão foram:

Um círculo verde com uma seta preta nele

Foco da consultoria

A estratégia adotada consistiu em focar em um serviço de cada vez. Embora várias áreas precisassem de apoio, a segmentação na atuação da consultoria foi essencial para explorar ao máximo as possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.

Um ícone verde de um distintivo com o rosto de uma pessoa.

Particularidades do dia-a-dia

A Ipiranga tem uma estrutura robusta e diversificada. Assim, cada empresa do grupo possui demandas e processos específicos. Foi, portanto, necessário compreender os diferentes perfis e fazer ajustes nos desenhos das soluções, de forma a atender cada um de maneira o mais unificada possível.

Um círculo verde com uma seta preta nele

Foco da consultoria

A estratégia adotada consistiu em focar em um serviço de cada vez. Embora várias áreas precisassem de apoio, a segmentação na atuação da consultoria foi essencial para explorar ao máximo as possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.

Um ícone verde de um distintivo com o rosto de uma pessoa.

Particularidades do dia-a-dia

A Ipiranga tem uma estrutura robusta e diversificada. Assim, cada empresa do grupo possui demandas e processos específicos. Foi, portanto, necessário compreender os diferentes perfis e fazer ajustes nos desenhos das soluções, de forma a atender cada um de maneira o mais unificada possível.

Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?

Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.


Um balão de fala verde com uma cruz dentro dele.

Equilíbrio entre projetos e sustentação

Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.

Um ponto de exclamação verde dentro de uma estrela verde.

Padronização de processos

O acionamento dos profissionais do setor de TI foi padronizado, permitindo um melhor gerenciamento das demandas, especialmente do ponto de vista da macro gestão. A implementação de metodologias ITIL, a incorporação da documentação como parte da rotina e o aprofundamento constante no conhecimento por parte dos profissionais tornaram o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.

Um ícone verde de um cabide com uma cruz.

Agilidade na tomada de decisão

De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas resultou em ganhos significativos na rapidez de resolução de problemas. A prestação de um serviço híbrido, com atendimento tanto local quanto remoto, permitiu que a CSP Tech encontrasse um ponto de equilíbrio que se ajusta às variações no volume de atendimentos.


Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?

Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.


Um balão de fala verde com uma cruz dentro dele.

Equilíbrio entre projetos e sustentação

Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.

Um ponto de exclamação verde dentro de uma estrela verde.

Padronização de processos

O acionamento dos profissionais do setor de TI foi padronizado, permitindo um melhor gerenciamento das demandas, especialmente do ponto de vista da macro gestão. A implementação de metodologias ITIL, a incorporação da documentação como parte da rotina e o aprofundamento constante no conhecimento por parte dos profissionais tornaram o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.

Um ícone verde de um cabide com uma cruz.

Agilidade na tomada de decisão

De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas resultou em ganhos significativos na rapidez de resolução de problemas. A prestação de um serviço híbrido, com atendimento tanto local quanto remoto, permitiu que a CSP Tech encontrasse um ponto de equilíbrio que se ajusta às variações no volume de atendimentos.


O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?

O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?

Um desenho do número 56 em um fundo branco.

"Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.

Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo prejudicial. Portanto, é essencial que tanto a empresa contratante quanto a consultoria contratada tirem proveito da situação, bastando trabalharem em conjunto!"

- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo

Um desenho de um par de óculos sobre um fundo branco.
Um desenho do número 56 em um fundo branco.

"Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos. 

Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo prejudicial. Portanto, é essencial que tanto a empresa contratante quanto a consultoria contratada tirem proveito da situação, bastando trabalharem em conjunto!"

- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo

Um desenho de um par de óculos sobre um fundo branco.

Ela também citou diferenciais relevantes como:


  • Respeito às características de diversidade da empresa;
  • Análise individualizada de cenários na definição dos processos;
  • Visão ampla dos impactos nos demais envolvidos, buscando minimizá-los;
  • Busca pela melhoria constante;
  • Escuta ativa e grande disposição em ajudar.


Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!


Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será a parceira ideal para o seu negócio são os conhecimentos técnicos, capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo: manter sempre uma relação próxima.

Ela também citou diferenciais relevantes como:


  • Respeito às características de diversidade da empresa;
  • Análise individualizada de cenários na definição dos processos;
  • Visão ampla dos impactos nos demais envolvidos, buscando minimizá-los;
  • Busca pela melhoria constante;
  • Escuta ativa e grande disposição em ajudar.


Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!


Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será a parceira ideal para o seu negócio são os conhecimentos técnicos, capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo: manter sempre uma relação próxima.

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